P4R.COM.BR - O site do Xadrez

 

Adailton J. Chiaradia é o maior escritor de contos enxadrísticos do Brasil. Suas obras, tais como O Visitante da Noite Fria, A Partida Imortal do Universo, Sem Outra Saída, A Dama da Discórdia, A Monstruosidade, Nosso Homem em Moscou e várias outras são únicas em seu gênero, mesclando mistério, suspense e, como não poderia faltar, o jogo de Xadrez! Exímio enxadrista e redator de periódicos, conseguiu mesclar essas duas qualidades na área literária, tornando-se, quiçá o único autor que consegue, com maestria, contar as mais variadas histórias em cujo teor sempre há uma pitada do jogo de Xadrez. Em algumas mais, em outras menos, em suas criações o Xadrez é sempre presença obrigatória.

 


Adailton J. Chiaradia

 

Professor de Inglês, com dezenas e dezenas de obras de Xadrez traduzidas para o português, inclusive o Best Seller "Final de Partida", que conta sobre a vida de Bobby Fischer, segundo ele próprio declara, a obra "Os Quatro Mosqueteiros do Reitor" é sua mais elaborada criação. Uma história de mistério onde temos um assassinato e um enigma enxadrístico que leva, provavelmente, para a elucidação do crime. Fato é que ninguém no mundo é capaz de resolver esse enigma, nem mesmo o campeão mundial, o qual também faz parte da trama. O que será tudo isso e qual será o final desse mistério? São dúvidas assim que fazem com que o leitor fique literalmente amarrado em suas criações, absorvendo cada página de leitura e sedento pelas próximas.



Com grande conhecimento das efemérides do mundo do Xadrez, seus amigos o comparam a uma enciclopédia ambulante. Conhece praticamente tudo sobre a época de ouro do Xadrez, sobre os jogadores, datas, torneios, curiosidades e bastidores. Dono de uma memória prodigiosa, disponibiliza todo esse banco de dados em suas obras, sempre recheadas de fatos e dados relacionados. Sem menos importância, também já conheceu pessoalmente várias celebridades do Xadrez, quando viajava como jornalista para cobrir torneios internacionais. Enfim, não podemos dizer que é desse mundo. Não, não é. Adailton é um legítimo habitante do planeta de 64 casas. Ocasionalmente, vem para nosso mundo nos visitar, mas logo retorna para seu lugar preferido.



Atualmente, morando em uma pacata cidade da Serra da Mantiqueira, passa boas horas de seus dias dentro de seu equipado Q.G., debruçado em fazer surgir novas criações literárias "enxadrísticas", sua marca registrada, para deleite de seus leitores. Como não poderia deixar de ser, também é um ativo jogador, seja online ou presencialmente com seus amigos da velha guarda, os quais se reúnem periodicamente para os tradicionais embates de final de tarde. Talvez existam raras pessoas nesse mundo tão envolvidas com o Xadrez como o mestre dos contos enxadrísticos Adailton J. Chiaradia.

-------------------------------

A obra pode atualmente ser adquirida através do Clube de Autores, no seguinte link:
https://clubedeautores.com.br/livro/os-quatro-mosqueteiros-do-reitor-2

 

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez