P4R.COM.BR - O site do Xadrez

O que movimentou o mundo enxadrístico no ano de 2020 foi o lançamento da série batizada de "O Gambito da Rainha", pela plataforma de streaming de vídeo Netflix. Trata-se de uma série de refinada produção, ambientada no universo do Xadrez, a qual contou com a consultoria de vários mestres do jogo durante as filmagens.





O Gambito da Rainha foi a produção mais popular da Netflix. Nos seus primeiros 28 dias de existência, 62 milhões de assinantes apertaram o botão Play para assistirem a saga da protagonista Beth Harmon, brilhantemente interpretada pela atriz Anya Taylor-Joy.

"Transformar o xadrez em algo cinematográfico é impossível. Quero que o Xadrez que a gente mostre seja correto o suficiente, mas meu verdadeiro foco é o que está em jogo e os próprios jogadores, principalmente a Beth Harmon, e a ideia é mostrar o que passa dentro dela", explica um dos criadores da série, Scott Frank.

A série é composta de sete episódios, com cada qual possuindo cerca de 60 minutos de duração. É baseada no romance homônimo de Walter Tevis, de 1983, e conta a história de Elizabeth Harmon, uma garota que é enviada para um orfanato na década de 50 após a morte de seus pais. Lá aprendeu a jogar Xadrez e, após sua saída, enquanto lutava contra seus vícios e problemas emocionais, caminhava rumo ao topo de sua carreira enxadrística. Figurino impecável, ambientação perfeita e partidas verídicas fizeram da série um estrondoso sucesso mundial. Ao contrário da personagem original, retratada no livro, a beleza da atriz principal contribuiu para a popularidade da produção.

 

RESUMO DOS EPISÓDIOS

Episódio 1. Aberturas: Com nove anos, Beth é enviada a um orfanato e lá desenvolve dois traços: o talento incrível para o Xadrez e a dependência do tranquilizante então dado às crianças.



Episódio 2. O Torneio: Beth ganha uma família adotiva e sua vida dá uma guinada. Na escola, ela observa os colegas e se prepara para um torneio de Xadrez.



Episódio 3. Peões Duplos: O torneio de Cincinnati desencadeia uma maratona de viagens para Beth e sua mãe. A próxima meta é jogar no Aberto dos Estados Unidos.



Episódio 4. Meio de Jogo: A aula de russo abre para Beth as portas para uma nova vida social. No México, Beth conhece o intimidador Borgov e sua mãe se aproxima de um amigo por correspondência.



Episódio 5. Treinamento: De volta ao Kentucky, Beth se encontra com um antigo adversário que oferece ajuda para aprimorar suas habilidades antes do Campeonato Nacional dos EUA.



Episódio 6. Partidas Adiadas: Após treinar com Benny em Nova York, Beth vai a Paris para a revanche contra Borgov. Mas uma noite insana desperta nela um comportamento autodestrutivo.



Episódio 7. Fim de Jogo: A visita de uma velha amiga obriga Beth a refletir sobre seu passado e repensar suas prioridades, bem a tempo da partida mais importante de sua vida.



A essa altura, você deve estar se perguntando sobre a tradução do título original (The Queen's Gambit) para o português. Não deveria ser "O Gambito da Dama"? Sim, do modo que traduziram é uma tradução ridícula e denota uma grande falta de conhecimento do tradutor, responsável por essa aberração. No português adotado no Brasil, chamar Dama de Rainha é uma atitude, no mínimo, capivaresca ao extremo. Passar por cima de tradições centenárias, milhares de livros e partidas anotadas onde se usa exclusivamente o termo Dama e, de repente, resolver, ao bel prazer, rebatizar uma peça cujo nome já está consagrado é de uma estupidez sem precedentes no mundo enxadrístico. Parvuleza extrema e de muito mal gosto. Se for assim, vamos chamar o Cavalo de Potro e o Bispo de Frade, que tal? Apesar dessa sandice, nada tira o brilho da série, que avivou o gosto pelo jogo em milhares de expectadores ao redor do mundo, fazendo muitos se iniciarem na arte.

Abaixo, um presente do site P4R. Em alta resolução, a icônica fotografia de Beth Harmon durante uma partida decisiva.

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez