P4R.COM.BR - O site do Xadrez

A discussão sobre quem é o MAIOR jogador de Xadrez de todos os tempos vem de longa data. Diversos nomes são sempre sugeridos e cada qual apresenta suas peculiaridades que o faz ser candidato para o título de MAIOR. Seriam as partidas magistralmente jogadas? Seriam os brilhantes sacrifícios de Dama? Ou seriam as elaboradas combinações que dariam o status de MAIOR para um enxadrista? Ou ainda, seria uma associação de tudo isso? A resposta é sim e não! Na verdade, é tudo isso, mas não somente isso.

Escolher o MAIOR jogador de todos os tempos, dentre tantos que igualmente jogaram tão bem é tarefa difícil se levarmos em conta somente as partidas jogadas. Mesmo o melhor jogador perde algumas partidas, comete erros e imprecisões. Até um enxadrista mediano pode jogar uma partida brilhante num dia de inspiração. O nível enxadrístico de um jogador oscila conforme seu estado de espírito. Apontar o MAIOR jogador de todos os tempos apenas com base em suas partidas seria um erro, pois todos os enxadristas têm, em maior ou menor quantidade, lindas partidas dignas dos mais altos elogios.

Para escolher o MAIOR jogador de Xadrez de todos os tempos é necessário algo mais do que simplesmente suas partidas, que nem por isso deixam de ter grande importância no processo. Além de toda maestria no jogo, é necessário analisar outros aspectos da vida do enxadrista relacionados ao tema, especialmente sua dedicação, a atenção que é dispensada, ou seja, o tempo de vida gasto com o Xadrez, seja em qualquer atividade relacionada. Das 24 horas do dia, quantas delas foram dedicadas ao Xadrez?

E se existisse uma pessoa que já acordasse pensando em Xadrez e logo ao despertar se voltasse para o tabuleiro que fica montado ao lado de sua cama? E se essa pessoa passasse madrugadas e madrugadas debruçada em posições de jogo complicadas tentando encontrar um lance salvador? Pior ainda se ela sempre andasse com um mini tabuleiro dentro do bolso do terno e mesmo durante um almoço num restaurante o sacasse para mostrar uma posição. Seria exagero ela andar quilômetros e quilômetros religiosamente todos os dias até uma livraria longe de sua casa só para ler livros de Xadrez? Não ter muitos amigos e os poucos que possuir serem todos ligados ao Xadrez poderia ser considerado algo natural? Literalmente, respirar Xadrez durante 24 horas do dia durante todos os dias vividos depois que aprendeu a jogar é algo que merece ser ponderado. E se essa pessoa chegasse ao ponto de ser considerada "louca" por conta de sua obcessão relacionada ao Xadrez? Não bastasse tudo isso, podemos somar suas centenas de partidas brilhantemente jogadas, fantásticos sacrifícios, maravilhosas combinações e lances inimagináveis, tal como aquele executado numa partida que recebeu o nome de "Partida do Século". Sim, também foi Campeão do Mundo.

Considerando as premissas expostas, não fica difícil eleger o MAIOR ENXADRISTA DE TODOS OS TEMPOS: simplesmente Robert James Fischer, conhecido como Bobby Fischer. Somente quem conhece sua história sabe do que estamos falando...

 

Frase em Português

 

Frase em Inglês

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez