P4R.COM.BR - O site do Xadrez

O VISITANTE DA NOITE FRIA

Tantos livros são escritos e lançados todos os anos, tantos escritores se aventuram a escrever suas histórias, a expor para o público o enredo que lhes vêm à mente... Entre esses milhares de livros e histórias que são despejados nas prateleiras das livrarias todos os anos, quantos deles tem como tema principal o Xadrez? Eu apostaria que nenhum!!

Os livros de Xadrez que encontramos nas livrarias são todos educativos. Ensinam a jogar ou mostram partidas que foram jogadas, sempre com um tom professoral. Geralmente são escritos por um mestre ou autor de bom conhecimento do jogo, mas nunca perdem o intuito de ensinar o leitor. Porém, muitas vezes o leitor, ao adquirir um livro qualquer, ele almeja simplesmente o entrenimento, sentir o prazer da leitura e as emoções de adentrar no universo das letras. Essa deveria ser a verdeira intenção de todos aqueles que escrevem para entreter e, por sinal, assim tem acontecido.

Tal como um minúsculo pingo de tinta branca numa enorme piscina de tinta preta, temos aqui uma obra cujo enredo é verdadeiramente o Xadrez. Sim, é o tema principal da história e não apenas uma mera passagem em meio a uma trama diversa. E isso precisa ser valorizado, pois é raro.

Antes de falar da obra, cumpre parabenizar seu autor, Adailton J. Chiaradia, autor de outras obras similares e que possui uma entrevista registrada aqui, no site P4R. Essa mesma pessoa é, nada mais nada menos, também a autor do famoso O Tabuleiro de Sherlok Holmes, uma trama policial entremeada do aroma enxadrístico.

O Visitante da Noite Fria é uma história baseada em fatos reais. Versa sobre uma noite que, um exímio enxadrista oriundo do interior de Minas Gerais, passou na cidade de Curitiba. Lá, ele procurou um clube de Xadrez. E o que aconteceu? Bem, isso é o que o livro conta....

 

A obra está disponível para compra no site AgBook, cujo link segue abaixo:

https://agbook.com.br/book/309404--O_Visitante_da_Noite_Fria

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez