P4R.COM.BR - O site do Xadrez

MIS 60 MEJORES PARTIDAS

Contam que Peter Biyiasas se tornou um Mestre Internacional estudando apenas dois livros: "Finais de Torre" de Levenfish e Smyslov e "My 60 Memorable Games", que é o título em inglês desse famoso livro de Bobby Fischer. Este também foi o primeiro livro de Xadrez do Grande Mestre Bu Xiangzhi, que comentou que as partidas são fantásticas!

Mis 60 Mejores Partidas, lançado em janeiro de 1969, foi recebido pela comunidade enxadrística com grande estusiasmo, tornando-se um sucesso imediato. Depois de sua reedição em 1995, a revista britânica Chess Magazine chegou a afirmar que foi o melhor livro de Xadrez já escrito, em todos os tempos.

Manuscrito do livro

A coleção de partidas começa desde 1957, tendo sido omitida a "Partida do Século", jogada em 1956. O livro mostra 60 partidas jogadas até o ano de 1967, tendo entre elas nove empates e três derrotas, todas contempladas com os comentários e observações do autor, que chegou a desistir de publicar o livro para que o mundo não soubesse de seus segredos em suas análises. Acabou mudando de idéia ao perceber que as pessoas acabariam sabendo de qualquer maneira e também para fazer algum dinheiro. Abaixo, a capa do livro em inglês, lançado em 1969.

Muitas controvérsias fizeram parte da história do livro, inclusive uma versão do mesmo em russo, que apareceu em 1972 sem a permissão de Fischer e sem respeitar os direitos autorais, com acréscimos indevidos de texto e modificações nos comentários originais de Fischer. Com mais de 50.000 cópias vendidas, Fischer alegou, na coletiva de imprensa antes do rematch com Spassky em 1992, não ter recebido um centavo sequer pela publicação em russo. Em 1995, acabou aceitando receber 100.000 dólares do então presidente da FIDE, o russo Kirsan Ilyumzhinov, como uma liquidação financeira pela publicação, a qual foi um dos primeiros livros de Xadrez de Kasparov, que admitiu ser um de seus pertences mais valiosos que grande influência exerceu em seu jogo.

Outra controvérsia foi a edição do livro publicada pela editora inglesa Batsford, em 1995, que convertia a notação descritiva original de Fischer para a notação algebraica. Fischer, em 1996, acusou a editora de mudar tudo em seu livro, a notação, o formato, as páginas, as análises e ainda de não lhe pagar os direitos autorais. Nessa publicação, o historiador de Xadrez Edward Winter descobriu mais de 570 alterações no texto original de Fischer. A Batsford relançou o livro em 2008, dessa vez dizendo que a única alteração foi a conversão de notação descritiva para algebraica. Mas quem vai acreditar?

Em dezembro de 2007 foi até publicada uma versão fraudulenta do livro, supostamente atualizada e contendo as melhores "61" partidas de Fischer, colocada a venda no site Ebay. Amigos próximos de Fischer afirmaram que não é um trabalho seu e que nunca teve sua aprovação.

Versões fraudulentas do livro de Fischer

Sabe-se de traduções do livro para diversos idiomas, inclusive armênio, chinês, japonês, grego, italiano, francês, alemão e, em 2009, para o espanhol. Segue abaixo um arquivo PGN com todas as partidas do livro, de modo que possam ser reproduzidas na tela de um computador. Se não sabe como utilizar um arquivo PGN, consulte o item 0092 do site P4R, onde estão todas as explicações.





Bem, não acabamos por aqui não. Temos uma surpresinha, um presente para você que tanto gosta de Bobby Fischer como nós, do site P4R. Clique na caixinha abaixo para abrir o seu presente...

 

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez