P4R.COM.BR - O site do Xadrez

EMPATE?


 

Reflita na posição acima!

A situação é a seguinte: É uma partida de ritmo Blitz, sendo que na posição mostrada no diagrama é a vez das Pretas jogarem. Elas estão para promover o Peão em g1 dando xeque e capturando o Bispo branco logo em seguida. Depois disso o mate será inevitável.

Mas, antes que o jogador das peças Pretas possa promover o Peão,
o seu tempo se esgota.

O jogador das Brancas reclama a vitória para si, pois o tempo do jogador das Pretas se esgotou.

O jogador das Pretas não concorda e solicita que a partida seja dada como empatada, alegando que as Brancas, somente com Rei e Bispo, não têm condições de dar xeque-mate.

Inicia-se uma discussão e o árbitro é chamado.

Se você fosse o árbitro, daria a partida como empatada ou daria a vitória para as Brancas?

Pense e decida...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resposta: Na verdade a vitória cabe às Brancas. Na posição do tabuleiro, o argumento que as Brancas, somente com Rei e Bispo, não têm condições de dar xeque-mate não é válido, pois a partida poderia ter continuado da seguinte forma:

1- As Pretas colocam o Rei em h1 (Kh1)
2- As Brancas colocam seu Rei em g3 (Kg3)
3- As Pretas jogam g1 e promovem o Peão para um Bispo

4- As Brancas jogam Be4 e dão o xeque-mate

Assim, mesmo somente com Rei e Bispo, as Brancas conseguem dar o xeque-mate e vencer a partida. É o chamado "mate ajudado". Tudo depende da posição das peças no tabuleiro e dos lances que cada jogador executar, mas deve-se levar em conta que existe a possibilidade.

Assim sendo, as Pretas não podem exigir que a partida seja dada como empatada pois existe sim uma possibilidade das Brancas vencerem o jogo
!

Note que se as Pretas não tivessem o Peão, aí sim elas poderiam exigir o empate, pois nesse caso seria impossível para as Brancas darem o mate somente com Rei e Bispo. As Pretas perdem o jogo justamente por possuírem o Peão.

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez