P4R.COM.BR - O site do Xadrez

COMO CONVERTER UMA PARTIDA
PARA O FORMATO PGN?

Você vai aprender aqui como converter suas partidas de Xadrez para o formato PGN através desse tutorial.

Vamos entender o que é PGN. O formato PGN é um formato padronizado de divulgação de partidas de Xadrez que surgiu com a necessidade de fazer com que uma partida pudesse ser reproduzida nos diferentes programas de Xadrez disponíveis, que passaram a ser compatíveis com esse formato. Hoje em dia, todos os modernos programas de Xadrez conseguem ler e reproduzir qualquer partida que esteja no formato PGN. Mesmo sem um programa de Xadrez, também é possível que uma partida nesse formato seja facilmente lida e entendida por qualquer pessoa, bastando que ela seja aberta através do Bloco de Notas do Windows ou similar.

Mas o que é PGN? A sigla PGN vem do inglês e quer dizer "Portable Game Notation", ou seja, uma notação portátil de uma partida, significando que pode ser "transportada". Vale observar que um único arquivo PGN pode conter centenas de partidas e, dessa forma, a coletânea de partidas de um torneio ou de um enxadrista pode ser toda abrigada dentro de um único arquivo que, por ser do tipo texto, ocupa um ínfimo espaço dentro da memória de um computador.

Veja abaixo um exemplo de partida no formato PGN, exibida através do Bloco de Notas:

Uma partida escrita no formato PGN possui duas seções. A primeira seção mostra informações diversas pertinentes à partida, como o local onde ela ocorreu,  a data, o nome dos jogadores etc. São várias informações, padronizadas, que podem ser inseridas nessa seção, sendo que nem todas precisam necessariamente ser utilizadas, podendo-se inserir no arquivo, além das informações obrigatórias, somente as outras informações que forem desejadas. A segunda seção é a notação da partida propriamente dita, feita no sistema de notação algebraico, que pode ainda abrigar a inserção de comentários, variantes, símbolos etc. Existem regras para a inserção de dados nas duas seções. Vejamos sobre elas:

REGRAS PARA A PRIMEIRA SEÇÃO

Nessa seção, é mandatório que estejam presentes sete informações (tags) fundamentais sobre a partida, chamadas de Seven Tag Roster (STR), que são as listadas abaixo.

Event O nome do torneio ou do evento. Evite abreviaturas, a não ser que sejam necessárias. O nome deve remeter diretamente ao torneio realizado.
Exemplo: [Event "Moscow City Championship"]
Exemplo: [Event "Casual Game"]
Site A cidade, a região e a sigla do país onde a partida foi disputada. Escreva o nome da cidade, depois coloque uma vírgula, em seguida o nome da região da cidade. Depois, sem vírgula, coloque apenas um espaço e a sigla de três letras do país.
Exemplo: [Site "New York City, NY USA"]
Exemplo: [Site "St. Petersburg RUS"]
Date A data da partida em formato standart de 10 caracteres. Os quatro primeiros caracteres para o ano, depois um ponto, dois caracteres para o mês, depois outro ponto e por fim mais dois caracteres para o dia do mês. Se algum item for desconhecido, usar pontos de interrogação para preencher os espaços.
Exemplo: [Date "2014.02.26"]
Exemplo: [Date "2014.02.??"]
Round A rodada na qual a partida foi disputada. Num match, corresponde ao número da partida que está sendo disputada. Se não houver um round que possa ser colocado, inserir apenas um hífen. Se não for sabido o round, inserir um ponto de interrogação.
Exemplo: [Round "1"]
Exemplo: [Round "3.1"]
White O nome do jogador que joga com as peças brancas. Primeiro coloca-se o sobrenome, depois uma vírgula, logo após um espaço e depois o seu primeiro nome. Se o jogador for um programa de computador, deve-se indicar a sua versão.
Exemplo: [White "Tal, Mikhail N."]
Exemplo: [White "Acme Pawngrabber v.3.2"]
Black O nome do jogador que joga com as peças negras. Primeiro coloca-se o sobrenome, depois uma vírgula, logo após um espaço e depois o seu primeiro nome. Se o jogador for um programa de computador, deve-se indicar a sua versão.
Exemplo: [Black "van der Wiel, Johan"]
Exemplo: [Black "Morphy"]
Result O resultado da partida: "1-0", "0-1", "1/2-1/2" ou "*". Usa-se o símbolo "*" para uma partida ainda em progresso, abandonada ou de resultado desconhecido. Sempre o dígito usado é o zero e nunca a letra "O".
Exemplo: [Result "0-1"]
Exemplo: [Result "*"]

Existem outras muitas tags que podem ser utilizadas nessa primeira seção. São elas, sendo algumas referentes ao jogador de peças brancas (White) e outras referentes ao jogador de peças negras (Black):

WhiteTitle O título do jogador: "FM", "IM", "GM" ou "-"
BlackTitle O título do jogador: "FM", "IM", "GM" ou "-"
WhiteElo O rating ELO (FIDE) do jogador
BlackElo O rating ELO (FIDE) do jogador
WhiteUSCF O rating USFC (americano) do jogador
BlackUSCF O rating USFC (americano) do jogador
WhiteNA O endereço de email ou site do jogador
BlackNA O endereço de email ou site do jogador
WhiteType O tipo de oponente. Pode ser "human" ou "program"
BlackType O tipo de oponente. Pode ser "human" ou "program"
EventDate A data de início do torneio ou evento
EventSponsor O nome do patrocinador do torneio ou evento
Section A seção do torneio na qual a partida foi jogada
Stage A fase do torneio na qual a partida foi jogada
Board O número da mesa, em jogo de equipes ou partidas simultâneas
Opening O nome da abertura jogada
Variation O nome da variante adotada
SubVariation O nome da subvariante adotada
ECO O código ECO da abertura utilizada
NIC O código NIC da abertura utilizada
Time O horário local de início da partida: "HH:MM:SS"
UTCTime O horário local de início da partida no padrão UTC
UTCDate A data da partida no padrão UTC
TimeControl O tempo de reflexão destinado para cada jogador
SetUp A situação das peças no início da partida: "0" para um jogo iniciado do zero ou "1" para uma posição já determinada para o início
FEN A posição determinada pela qual a partida começou
Termination A razão pela qual a partida terminou
Annotator A pessoa responsável pela anotação da partida
Mode O modo através do qual a partida foi disputada
PlyCount O número de lances da partida

Existem normas definidas para que cada tag seja expressa. Não é o caso de apenas se escrever a informação solicitada, do jeito habitual de cada pessoa. Existe uma maneira uniformizada para que cada informação seja escrita, tornando a notação PGN algo completamente padronizado.

REGRAS PARA A SEGUNDA SEÇÃO

Nessa seção, para a representação dos movimentos das peças, existem dois métodos que podem ser utilizados num arquivo PGN:

SAN Standart Algebraic Notation
Cada peça é representada por uma letra, tendo como padrão universal a sua escrita em inglês
FAN Figurine Algebraic Notation
Cada peça é representada por sua miniatura, que remete diretamente ao seu formato

No método SAN, que é a notação algebraica padrão, o método preferido pela maioria dos usuários, as letras referentes a cada peça são as descritas no quadro abaixo. Embora existam variações nas letras que representam cada peça, de acordo com a língua falada em cada país, é aconselhavel acatar a representação utilizada na língua inglesa, considerada padrão em todo o mundo:

K
Rei (King)
Q
Dama (Queen)
R
Torre (Rook)
B
Bispo (Bishop)
N
Cavalo (Knight)
P
Peão (Pawn)

Embora a notação algebraica padrão seja conhecida da maioria dos enxadristas, igualmente como na primeira seção, existem certas regras para a anotação dos lances, símbolos e comentários dentro da segunda seção de um arquivo PGN. A não observância dessas regras pode causar incompatibilidade do arquivo PGN com os programas que fazem a leitura do mesmo. Assim sendo, é imprescindível que todo o conteúdo do arquivo esteja rigorosamente dentro das regras estabelecidas, evitando dessa forma problemas em sua leitura.

SUGESTÃO PARA DAR NOMES AOS ARQUIVOS PGN

Você pode dar o nome que desejar para um arquivo PGN, contanto que ele tenha a extensão ".pgn". Mas existem algumas sugestões que podem otimizar a denominação de um arquivo. São elas:

_ Os nomes devem ser informativos e remeter diretamente ao conteúdo do arquivo.
_ Para um arquivo PGN com partidas de um mesmo jogador, o nome do arquivo deve conter o seu sobrenome seguido do sufixo ".pgn".
Exemplo: ribeiro.pgn
_ Para um arquivo PGN com partidas de um mesmo evento, o nome do arquivo deve conter o nome do evento seguido do sufixo ".pgn".
Exemplo: torneio_ municipal_2014.pgn
_ Para um arquivo com partidas de um determinado ano, o nome do arquivo deve conter o ano seguido do sufixo ".pgn".
Exemplo: 2014.pgn
_ Para um arquivo com partidas de um determinado mês, o nome do arquivo deve conter o ano, seguido do mês e seguido do sufixo ".pgn".
Exemplo: 201401.pgn

_ Para um arquivo com partidas de um determinado dia, o nome do arquivo deve conter o ano, seguido do mês, seguido do dia e seguido do sufixo ".pgn".
Exemplo: 20140225.pgn

ORGANIZANDO VÁRIAS PARTIDAS DENTRO DE UM ARQUIVO PGN

Um arquivo PGN pode conter uma única partida ou várias partidas. Contendo várias partidas, essas partidas devem ser dispostas dentro do arquivo de uma maneira organizada, seguindo uma padronização. Os critérios de organização são baseados nas Seven Tag Roster e são os seguintes, na ordem de preferência:

1- Critério data. As partidas mais antigas aparecem primeiro. Se houver um símbolo de interrogação na indicação da data, ele é tratado como sendo o número zero para efeito de ordenação das partidas.

2- Critério evento. As partidas são ordenadas seguindo-se a ordem alfabética do nome do evento no qual foram disputadas.

3- Critério local. As partidas são ordenadas seguindo-se a ordem alfabética do nome do local onde foram disputadas.

4- Critério rodada. As partidas de rodadas anteriores são listadas antes das de rodadas posteriores. Se houver um hífen indicando a rodada, a partida correspondente será listada antes das outras.

5- Critério nome do jogador das peças brancas. As partidas são ordenadas seguindo-se a ordem alfabética dos nomes dos jogadores das peças brancas, de acordo com a tag correspondente a cada nome.

6- Critério nome do jogador das peças negras. As partidas são ordenadas seguindo-se a ordem alfabética dos nomes dos jogadores das peças negras, de acordo com a tag correspondente a cada nome.

7- Critério resultado. As partidas são ordenadas conforme o resultado, respeitando-se a ordem hierárquica ascendente dos caracteres utilizados na tag correspondente.

FINALIZANDO...

Para finalizar, vale mencionar que você pode ouvir falar de dois tipos de arquivos PGN, mas que na realidade são basicamente a mesma coisa. Você pode ouvir falar em arquivos PGN no formato importação e em arquivos PGN no formato exportação. Vejamos o que são eles:

Arquivo PGN no formato importação: É o arquivo PGN gerado manualmente, sem o auxílio de um programa de computador para isso. Leva esse nome porque precisa ser "importado" pelo programa para ser lido e ter suas partidas exibidas. Como é um arquivo editado manualmente, pode apresentar erros que podem até impossibilitar sua leitura pelos programas leitores de arquivos PGN. Por outro lado, por ser editado manualmente, aceita a inclusão de certos itens que não seriam incluídos pelos programas que geram arquivos PGN. Um exemplo desses itens seriam os tradicionais sufixos de lances "!", "?", "!!", "??", "!?" e "?!", que num programa gerador de arquivos PGN seriam substituídos pelas correspondentes NAGs (Numeric Annotation Glyph) "$1", "$2", "$3", "$4", "$5", "$6", respectivamente.

Arquivo PGN no formato exportação: É o arquivo PGN gerado por um programa de computador. É o formato recomendado, visto que segue uma padronização aceita por todos os leitores de arquivos PGN, sendo ainda isento de erros. Leva esse nome porque é um arquivo "exportado" pelo programa que o gerou, podendo ser armazenado e distribuído pelo seu proprietário.

FAZENDO O ARQUIVO PGN

E agora? Você participou de um torneio, possui uma partida anotada numa planilha e deseja convertê-la para o formato PGN.
Como fazer isso?

A maneira mais fácil é utilizando um programa. E um dos melhores programas para fazer isso é o ChessPad.


Siga esse passo-a-passo e seja feliz:

1- Baixe o programa ChessPad e instale-o em seu computador.

2- Abra o programa. Aperte a tecla F2, vá para a aba "Databases" e em "Number of backups to keep" deixe marcado 0 (zero). Na aba "Game Display", clique no botão "Display Settings..." e na janela que se abrirá clique na aba RTF, desmarque "Use Figurines" e desmarque "Only show chess fonts". Depois disso, dentro da mesma caixa, escolha a fonte Arial tamanho 12 e clique em OK. Na aba "Move Entry", no menu dropdown, deixe selecionado "Never auto-complete move". Feito tudo isso, clique em OK para salvar as configurações realizadas.

3- Se quiser inverter a posição das peças no tabuleiro, aperte as teclas Ctrl + T.

4- Aperte as teclas Ctrl + N para iniciar a notação de uma nova partida.

5- Aperte a tecla F5 e, na janela que se abrirá, preencha as tags referentes à partida que vai converter para o formato PGN. Verifique a correta maneira de grafar cada uma das Seven Tag Roster (explicada anteriormente). Se quiser adicionar alguma outra tag, clique no botão "Add...", escolha a tag desejada e adicione-a.

6- Utilizando o recurso arrastar e soltar do mouse, no tabuleiro do programa, comece a executar a partida que deseja converter para PGN. Veja que a cada lance executado, a notação provisória vai aparecendo do lado direito da tela do programa. Execute todos os lances da partida.

7- Clique no menu Game/Tools/Set ECO. Isso irá inserir o nome da abertura no arquivo PGN de sua partida.

8- Para inserir um símbolo após um determinado lance, com o mouse clique sobre o lance depois do qual deseja inserir o símbolo, aperte as teclas Ctrl + A, escolha o símbolo desejado e clique em OK.

9- Para inserir um comentário depois de um determinado lance, com o mouse clique sobre o lance depois do qual deseja inserir o comentário, aperte as teclas Ctrl + E, escreva o comentário desejado e clique em OK.

10- Para inserir um comentário antes de um determinado lance, com o mouse clique sobre o lance antes do qual deseja inserir o comentário, aperte as teclas Shift + Ctrl + E, escreva o comentário desejado e clique em OK.

11- Para salvar o arquivo PGN com a partida, aperte as teclas Ctrl + S, escolha um nome para o arquivo e salve-o dentro de um diretório de sua preferência. Depois de salvar, clique no menu "Database/Close".

12- Se quiser inserir uma outra partida dentro de um arquivo PGN já existente, basta seguir os passos aqui descritos a partir do passo 4. Na hora de salvar a partida, aperte Ctrl +S e ao invés de escolher um novo nome de arquivo, aponte para o arquivo PGN existente dentro do qual deseja acrescentar essa nova partida. Depois de salvar, clique no menu "Database/Close".

13- Para visualizar as partidas que estão dentro de um arquivo PGN, aperte as teclas Ctrl + O, selecione o arquivo e clique em OK. Todas as partidas presentes no arquivo serão listadas. Basta escolher a partida que deseja para poder visualizá-la.

14- O programa ChessPad é um excelente programa e possui muitas outras funcionalidades. Aos poucos, você irá descobrindo todos os recursos desse fabuloso programa, que é de distribuição gratuita.

Tutorial elaborado pelo aficionado Eduardo Esber.

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez