P4R.COM.BR - O site do Xadrez

ENTENDENDO O BÁSICO SOBRE OS
PROGRAMAS DE XADREZ

Todo mundo já deve ter ouvido falar em programas de Xadrez. Muito se fala nesses programas, que não raro servem de sparring para vários enxadristas profissionais, por vezes analisando suas partidas e apontando linhas antes inimagináveis, mesmo por jogadores experientes. Mas o que são na verdade esses programas? De uma maneira geral, um programa é uma sequência de comandos escritos, através da utilização de uma linguagem de programação, que fazem o computador onde ele está rodando executar ações específicas, conforme as instruções contidas na programação. Um programa de Xadrez é exatamente isso, ou seja, uma sequência de instruções que fazem o computador onde ele está rodando executar um ou outro lance, de acordo as normas estabelecidas por essas instruções.

Parte de um programa escrito em linguagem de programação

Existem atualmente vários programas de Xadrez super poderosos, muitos deles absolutamente imbatíveis por qualquer ser humano. Entre os mais famosos e populares estão o Houdini e o Fritz, cada qual sendo constantemente aprimorado e dando origem a versões cada vez mais fortes. Atualmente o Houdini está na sua versão 3 e o Fritz em sua versão 13. Um programa de Xadrez é também chamado de Engine (termo inglês que significa "motor", dando a idéia de que é o responsável por fazer a partida andar). Existem as engines gratuitas, que podem ser baixadas livremente pela internet, e as pagas, onde para que se possa adquiri-las deve-se pagar o seu preço, tal como se compra um programa comercial qualquer.

desenho ironizando as engines de Xadrez

No caso de um programa qualquer que é adquirido, para que possamos usá-lo, basta que ele seja instalado no computador, dentro do sistema operacional para o qual ele foi concebido, geralmente Windows, Mac ou Linux. Adquirimos o programa, o instalamos e pronto, ele já fica automaticamente disponível para uso. No caso das engines de Xadrez, a coisa é um pouco diferente. Não basta adquirir uma engine e a instalar no computador, pois ela não vai funcionar. Para esses casos, se faz necessário um outro programa, que funcionará como um intermediário entre a engine e o computador. Esse outro programa, que é chamado de "interface" (em inglês GUI: Grafical User Interface ou UCI: Universal Chess Interface), é que deve ser instalado no computador. As engines são instaladas dentro dessa interface, e não diretamente no computador. Então, previamente devemos escolher uma interface, apropriada ao sistema operacional do computador onde queremos utilizá-la, instalar essa interface, e só depois disso é que poderemos instalar a engine desejada, dentro dessa interface, a partir de comandos que ela própria fornece, como por exemplo o comando "adicionar engine".

Tela de uma UCI mostrando o comando para adicionar uma engine

Essa interface se faz necessária, pois é através dela que conseguiremos comunicar com a engine, recebendo os lances pela engine executados e enviando para a engine os lances por nós realizados. A interface geralmente apresenta o desenho de um tabuleiro, onde o jogo vai sendo mostrado, lance a lance, facilitando seu entendimento. Também pode mostrar relógios marcadores do tempo de jogo (que pode ser determinado previamente), mostrar no tabuleiro setas que indicam o movimento das peças, entre outras várias funções. Existem várias interfaces disponíveis, oferecidas por diferentes empresas, e cada uma apresenta um visual próprio e suas particularidades, como por exemplo a possibilidade de retroceder lances ou de controlar a força da engine, fazendo-a jogar de uma maneira mais fraca, adaptando-a ao nível do usuário. Da mesma maneira que acontece com as engines, existem as interfaces gratuitas e as pagas, entre as quais podemos citar a interface do programa Fritz, a Aquarium e a Arena, sendo está última gratuita para uso pessoal.

Interface do programa Fritz

Com o passar do tempo, muitas empresas fabricantes de softwares passaram a oferecer suas interfaces já com várias engines pré-instaladas, facilitando sua utilização por parte do usuário, para o qual, nesses casos, bastaria apenas instalar a interface e as engines nela embutidas também já seriam automaticamente instaladas. Atualmente, isso já vem ocorrendo com a maioria das interfaces disponíveis, que já carregam dentro de si algumas engines, geralmente gratuitas, e que já ficam prontas para uso assim que a interface for instalada. Depois disso, basta o usuário abrir a interface, escolher a engine contra a qual deseja jogar e testar sua força de jogo. Exemplificando, a interface Arena 3.0, que é gratuita para uso pessoal, já vem com as engines SOS 5.1, AnMon 5.75, Hermann 2.6, Ruffian 1.05, Rybka 2.2 free, Spike 1.2, podendo ainda vir também com as engines Nejmet 3.07 e Dragon 4.6, dependendo da forma como é adquirida. Por outro lado, a engine Fritz 13 é oferecida junto com uma interface própria, que também pode ser usada para abrigar outras engines, tal como a engine Houdini 3, que originalmente é oferecida pelo seu programador sem uma interface específica, ficando a cargo do usuário escolher a interface que mais lhe agrada para instalar a engine.

Parte da tela de uma interface que possibilita selecionar uma engine

Entre as engines mais famosas atualmente, podemos destacar, além da Houdini e Fritz, outras fortes concorrentes como a Komodo, Stockfish, Critter, Rybka, Shredder, Hiarcs entre várias outras. A maioria delas possui versão para rodar em computadores com vários núcleos ou processadores (versão "Deep"), tornando-as ainda mais rápidas e fortes. Atualmente, a engine Houdini 3 é absoluta, insuperável e quase imbatível, chegando a atingir a espantosa marca de aproximadamente 3200 pontos ELO e até mais. Periodicamente são realizados campeonatos de engines e existe um ranking onde figuram todas as engines participantes, desde a mais forte até a mais fraca. Houdini 3 está no topo de todas as listas.

Tabela do site http://computerchess.org.uk, apresentando a lista completa de engines e sua força relativa baseada em 40 lances em 4 minutes num computador Athlon 64 X2 4600+ (2.4 GHz). Dados de 29 de junho de 2013.

A cada ano as engines vão se tornando cada vez mais fortes e poderosas e, se hoje já não mais podem ser superadas pelos seres humanos, daqui a alguns anos haverá engines absolutamente insuperáveis mesmo por outras engines. A capacidade de raciocínio de um ser humano é limitada, sujeita a variados fatores que a podem influenciar, e jamais poderá chegar ao nível de uma máquina especialmente programada para jogar Xadrez. Os famosos torneios homem x máquina, que no passado faziam sucesso, quando ainda as engines não eram tão desenvolvidas, hoje já não chamam a atenção porque existem engines que jamais podem ser derrotadas por um ser humano. O que temos a fazer, e que já vem sendo realizado por muitos grandes mestres, é aproveitar a "sabedoria" desses programas e, através dela, melhorar nosso jogo ou estudar as falhas cometidas nas partidas jogadas através do aprendizado do melhor lance que poderia ter sido feito, ou da melhor linha que poderia ter sido seguida, a ser mostrada pela engine.

Atualmente computadores auxiliam os seres humanos na análise de partidas.

Se você estiver disposto a gastar alguns dólares, você pode comprar qualquer interface e engine que desejar. Todos os programas podem ser pagos através de cartão de crédito e baixados através da internet diretamente para seu computador. A escolha da interface é determinada pelo seu padrão visual e pelas particularidades que ela oferece, podendo facilitar, aprimorar e aprofundar a experiência do usuário com a engine. Já para nós, simples mortais, a escolha da engine não é determinada pela sua força de jogo, pois a maioria delas nos destroçaria rapidamente, reduzindo nossas peças a grãos de pó sobre o tabuleiro, mas sim pelo estilo de jogo de cada uma, seja mais conservador ou mais agressivo.

Famosa foto que ilustra a engine Houdini

Se você não estiver disposto a gastar nenhuma quantia com engines e interfaces, mesmo assim você ainda pode obter gratuitamente uma das mais fortes engines existentes atualmente, perdendo apenas para ela mesma, em suas versões sucessoras. Você pode baixar gratuitamente a engine Houdini 1.5a, que chega a atingir mais de 3000 pontos ELO, sendo insuperável por qualquer ser humano e que ainda dificilmente é vencida por outras engines, de outros programadores. Ela é oferecida gratuitamente para uso não comercial e pode ser baixada através do link que segue logo abaixo, bastando apenas clicar na figura. Entre as interfaces gratuitas que podem ser baixadas estão a Arena e a Winboard, cujos links para download também se encontram logo abaixo. Vale a pena baixar e ter em seu computador um poderosíssimo programa de Xadrez, que servirá como seu tutor sempre que precisar.

Clique para ser redirecionado para a página onde pode baixar a engine Houdini 1.5a

Clique para ser redirecionado para a página onde pode baixar a interface Arena

Clique para ser redirecionado para o Forum onde pode baixar a interface Winboard em sua última versão

Se você não estiver disposto a baixar nenhum programa para seu computador, nem engines e nem interfaces, mesmo assim você ainda pode jogar contra uma forte engine, online, sem ter que instalar nada em sua máquina. Você pode jogar contra alguns níveis do programa Shredder que, mesmo jogando com capacidade reduzida em sua versão online, é um excelente adversário para a maioria dos enxadristas. Interessante observar que os lances podem ser retrocedidos quantas vezes se desejar, o que pode ser um excelente método de aprendizado e correção de falhas. Para jogar, basta clicar no link abaixo. Bom divertimento.

Jogue online contra o programa Shredder

 

 



P4R.COM.BR - O site do Xadrez